sábado, 4 de dezembro de 2010

Passaport to Princess

Olá galera

Nos dias 02 e 03/12 participei do Passaport to Princess, uma espécie de treinamento introdutório para os aprovados na compania Princess Cruises.

A turma que foi aprovada comigo estava lá, mais um pessoal que realizou o recrutamento em outras datas. Ao conversar com eles, vi como sou sortudo: havia gente lá que tinha feito as primeiras entrevistas e o LOBE em Agosto, tendo esperado até dezembro pela Final Interview e por esse treinamento... e eu fiz tudo apenas uma semana antes... é como eu digo pessoal, quem reza consegue.    =D

O treinamento foi ministrado pelo Sr. Alejandro Spinelli, um argentino da Selection Partners - a agência recrutadora oficial da Princess para a América do Sul. Como a Nicole mesmo disse, o Sr. Spinelli é ótimo quando quer e terrível quando necessita: não cansou de brincar e fazer piada, mas também não exitava em ser rude quando o pessoal perguntava alguma besteira (tinha uma garota lá que era mestra em perguntar exatamento o que o Sr. Spinelli havia acabado de explicar). Sua didática é muito boa, fala um inglês perfeito e o tempo todo nos apresentou vários vídeos de T&D da Princess (o melhor é um vídeo mostrando uma tripulante novata em seu primeiro dia). Também nos foi fornecido várias apostilas, sendo uma delas a "Passaport to Princess". Logo abaixo a coloco disponível para download, para aqueles que querem saber mais dessa incrível compania. Caso alguma agência solicite, irei retirar o link imediatamente.

Passaport to Princess

Nesse curso foram abordados desde assuntos rotineiros e de conhecimento comum (o que é a Princess, quantos navios possui, etc), assuntos mais específicos (insígnias dos oficiais, classes de navios, vida a bordo, segurança e higiene, etc) e assuntos beeeeeeem interessantes (pagamento, salários, career progression). Ele também explicou sobre a Princess University: através dela os tripulantes podem realizar diversos cursos dentro do navio, todos voltados ao aprendizado de idiomas ou para a área de hospitalidade. Adorei saber disso.

Foi tudo muito interessante, diga-se de passagem. Mas na real mesmo, até essa parte foi apenas um LOBE aprofundado, sem muitas novidades para nós. Apenas escutei tudo que já sabia com um sotaque diferente.

A parte que mais gostei (e que não é citada no LOBE) foi sobre o programa C.R.U.I.S.E., que significa Courtesy, Respect, Unfailing In Service Excellence. Esse programa nos ensina que, como um tripulante Princess Cruises, é necessário fornecer um excelente e atencioso serviço aos nossos passageiros em todos os momentos. Afinal, a qualidade, o profissionalismo, o carinho, a sinceridade e a competência serão os aspectos pelos quais a empresa e seus tripulantes serão julgados. Esse programa serve tanto para nossos clientes externos - passageiros - quanto para nossos clientes internos - outros tripulantes e pessoas que convivem conosco. Por fim, teve um pequeno teste, nada muito difícil.

Com isso, fechamos o processo de recrutamento. A partir de agora, depende apenas dos próprios candidatos correrem atrás do Visa e do Medical. A compania nos dá um prazo de três meses (razoável), mas pede que providenciamos tudo o mais rápido possível. Com certeza o embarque pela Princess é mais rápido, pois enquanto Bar Boy espera um ano para embarcar pela Costa (vide comunidade da Infinity no Orkut), três pessoas que estavam realizando o treinamento comigo já possuíam a data de embarque: dois para Recepção (um ex Royal, o outro novato) e um do Gift Shop (também novato). Também foi avisado para o pessoal do Photo agilizar o processo.

Vou sentir saudades da galerinha que conheci durante essa semana em São Paulo. Saímos muito, bebemos idem, demos muita risada, contamos piada pra caramba, zoamos com o sotaque de todo mundo (se bem que eu não aguentava ninguém falando de pão de queijo comigo, rsrsrs...), entre outras coisas. Tomara que eu caia no mesmo navio com pelo menos dois ou três deles. Agora, fica só a saudade e o sentimento de urgência... quero providenciar tudo o mais rápido possível, não nasci para ficar preso em uma sala fazendo serviço burocrático... o mundo é maior que isso...

Bom, é isso galera. Daqui uma ou duas semanas irei tentar o Visa. Espero em breve postar boas novidades por aqui!
 

[Foto do pessoal que deve embarcar em breve na Princess Cruises. Esse na frente é o Sr. Spinelli e eu sou o de camisa vermelha listrada.]

[Aqui, scan do certificado "Passaport to Princess".]

.

Um comentário:

  1. Ola Rubens, Estou entrando no processo de selecao para a princess cruises tambem e a minha agencia me disse que caso eu seja aprovado no "passasport to princess" tenho de pagar uma taxa de $400,00 dollares ao ministrante??vc pagou essa taxa? Em contrapartida disseram que o stcw 'e pago pela princess? isso confere? Valeu!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...