quinta-feira, 11 de novembro de 2010

A procura de informações

Graças a Deus hoje temos internet! A facilidade de se conseguir informações sobre um determinado assunto (no nosso caso, trabalho em navio) está a apenas um clique de distância.

Mas quantidade não é qualidade, é necessário cuidado ao garimpar informações sobre a vida a bordo, para não criarmos falsas expectativas. Existem salários altos? Sim, mas também se rala bastante. Poderei conhecer a Europa? Sim, mas lembre-se que estará lá a trabalho, não a passeio. Farei amigos no mundo todo? Com certeza, mas lembre-se que nem todos são receptivos ou calorosos como os brasileiros.

Dessa forma, indico uma lista de Mitos e Verdades sobre a vida a bordo. Ela não é de minha autoria, e sim de um ex-tripulante - ninguém melhor do que eles para falarem do assunto. Acredito ser essencial a leitura dessa lista pelos novatos.

Tendo-se decidido a realmente trabalhar em um navio e despido de falsas expectativas, é necessário entrar em contato com agências que promovem seleção e treinamento de tripulantes para uma gama de companhias de cruzeiros. Nesse quesito, devemos ter muita cautela ao analisar as referências destas agências, checar se são mesmo confiáveis, buscar contato com membros já embarcados através das mesmas e se as expectativas deles foram alcançadas. Algumas comunidades no Orkut são ótimas para isso, assim como diversos blogs espalhados por aí (nada muito difícil de achar).

Vale lembrar que muitas posições a bordo (quase todas) exigem que você tenha conhecimentos na função que pretende desenvolver. Quanto maior sua experiência na área, maiores as chances de contratação. Isso não quer dizer que você não tenha chances caso tenha pouca ou nenhuma experiência. O que pode ocorrer é de você ser direcionado para uma função diferente da pretendida, e as responsabilidades e remunerações serem menores, respectivamente. Algumas vezes, certas agências poderão indicar cursos que lhe capacitariam para o trabalho a bordo (por exemplo, Curso de Camareiro ou Curso de Garçom). MUITO CUIDADO COM ISSO! Apesar de existirem várias agências idôneas que realizam tais cursos, algumas ministram o curso mas não garantem sua vaga ou não dão muito suporte após isso - já vi gente que pagou curso específico, treinamentos diversos, STCW e, ao final de tudo, recebeu uma lista de e-mails com os RHs das Companias Marítimas e lista de Agências de Recrutamento (tipo: "se vira nos 30"). Como sempre, pesquise e pergunte antes de pagar qualquer coisa.

Muitas companhias também não contratam iniciantes para determinadas funções, ficando então o tripulante sujeito à fase de aprendizado e possível promoção em um próximo contrato. Cabe às agências fazerem a análise destes critérios e indicar qual função se encaixa melhor às suas habilidades.

Logo após ter submetido seu Curriculum à uma Agência de Recrutamento e ter sido orientado com relação ao processo de seleção, o candidato passa ainda por séries de treinamentos, exames e entrevistas (o que pode variar em ordem e necessidade, segundo a política de cada companhia).

Essa parte do processo pode demorar... ou não. Alguma vagas possuem mais necessidade de candidatos do que outras, algumas companias tem (muito) mais navios do que outras, algumas agências de recrutamento são mais rápidas do que outras, tudo depende. Dessa forma, a vaga almejada em uma compania específica pode demorar, então paciência!


Nos próximos posts falarei do processo de recrutamento da agência que escolhi, a Staff Work.

.

2 comentários:

  1. Tive problemas com as duas agências existentes aqui em Santos.
    A Fatto, sempre complicada no quesito chá de cadeira, me deu uma data, me garantiu que eu poderia deixar meu emprego atual e quando fiz tudo, me tirou a data, dizendo que eu teria que fazer um curso dele$$$ e só assim eu embarcaria. Sendo que antes eu havia passado e preenchidos os requisitos e do nada eles mudaram tudo.

    Na Infinity há o problema deles serem grandes demais. Você até embarca, mas tem de estar esperto. Eu não tinha capacitação à altura da companhia Royal, para a qual eles me garantiram que eu poderia enfrentar a entrevista. E lá fui eu e me ferrei, pois percebi que eles simplesmente me empurraram e me fizeram pagar cursos, mesmo sabendo que eu não passaria.

    Enfim, foi com um agenciador direto da Costa (sem agência, mas somente ele), que me indicou a uma entrevista direta com representante da Costa no Brasil. Onde passei, embarquei e terminei meu contrato.
    Como você, Ruben, disse: é preciso estar atento!
    Informe-se. A net está aí para isso. Blogs diversos, sites, fóruns. Tudo para tirar dúvidas e mostrar opiniões de quem já passou por isso.

    Força, gente!
    E success, Ruben!

    ResponderExcluir
  2. Fiz essa postagem exatamente para alertar os futuros navegantes. Garimpei muita informação pela net afora antes de decidir embarcar... existe muita informação contraditória e, principalmente, "agências" atrás do seu rico e suado dinheiro.

    Obrigado por dividir sua experiência conosco e reforçar esse alerta para todos.

    Atenção galera, pesquisem! Chequem as referências! Entrem em contato com ex-tripulantes! Não entrem de gaiato no navio!


    Abraços!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...