sexta-feira, 19 de novembro de 2010

O recrutamento

Conforme eu havia prometido, vou descrever como foi o processo de recrutamento pela agência que escolhi, a Staff Work.

 

Eu havia enviado meu currículo (ou feito cadastro no site) em poucas agências, todas em São Paulo. Havia boas agências em Santos, Curitiba e Nordeste (não me lembro exatamente aonde), mas caso eu precisasse ir e voltar várias vezes, Sampa me seria muito mais em conta.

 

Geralmente, os recrutadores rapidamente entram em contato com possíveis candidatos. Recebi o retorno quase imediato de todas as agências que procurei, então comecei a procurar fontes e referências confiáveis (especialmente de ex-tripulantes) para me assegurar que elas possuíam credibilidade suficiente.

 

A agência que escolhi foi a Staff Work. Realmente me impressionei com a quantidade de referências positivas da Staff, em contraste com inúmeras referências negativas de outras agências. E tudo foi confirmado: o atendimento na Staff foi excelente (adorei conhecer a Nicole e a Edna!), desde o envio do meu CV até o final de todo processo. Sem contar que, se fosse pra vender meu corpo e alma por seis meses, que fosse por uma companhia top de linha. No Brasil, a Staff recruta - quase que com exclusividade - para a Princess Cruises, Seaborn e Cunard.

 

Fiz minha primeira entrevista na Staff Work dia 17/11, toda em inglês. Ela serviu para analisar meus conhecimentos do idioma (mandatório) e também para me deixar a par sobre quais setores e funções haviam vagas disponíveis e como seriam as fases do processo seletivo. Nesse ponto, a Sra. Nicole - responsável pelo recrutamento – é bem clara: caso alguém não tenha capacidade/experiência/inglês suficientes para continuar o processo, o candidato é informado no ato. Apesar de eu ter ficado nervoso (pois nunca havia feito uma entrevista em inglês antes), deu tudo certo e fui aprovado.

 

Nos dias 18 e 19/11 foi ministrado um curso chamado LOBE – Life On Board Experience, que é um curso que nos familiariza com a vida a bordo e suas rotinas, com certificado e tudo (abaixo segue um scan do meu). Também tive um exame psicológico e sua devolutiva (nunca havia tido uma devolutiva em um teste psicológico, muito legal) e assessoria para elaboração de um currículo prático, direto e objetivo para ser levado no dia da entrevista com a companhia contratante. Além disso, houve uma simulação de entrevista aonde, além da “entrevistadora”, havia também uma psicóloga presente para analisar seu comportamento. Tudo isso sendo visto pelos outros candidatos... fiquei um pouco nervoso, mas denovo Deus estava comigo e deu tudo certo! Ando rezando muito!

 

Depois disso tudo, estávamos prontos para a fase decisiva: a entrevista com o pessoal da companhia Princess Cruises, representados pela Selection Partners. Minha entrevista será dia 01/12, em horário ainda a ser confirmado. Até lá, só me resta estudar bastante, rezar um terço e segurar a ansiedade.

 

Espero em breve postar boas notícias para vocês!

 

.

[Abaixo, uma foto tirada no Bairro da Liberdade: meu lugar preferido em Sampa. Mesmo que eu não fosse aprovado, só o passeio que fiz por lá nesses quatro dias já valeria a pena. Comprei muitas bugigangas pro povão lá de casa!]

 [Aqui, um scan do certificado LOBE - Life On Board Experience. Ele é essencial para o embarque, por isso não o perca!]


 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...